terça-feira, 28 de julho de 2009

"Às claras..."

     Sempre há a possibilidade de um livro preferido deixar de sê-lo, considerando que muitos ainda não foram lidos. No entanto, na lista daqueles que já me fizeram viajar por várias histórias, merece destaque(não que os outros da lista não sejam bons, na verdade o são também), "Chão das Almas", de Moacyr de Góes.
     Em breve resumo, o livro percorre a ficção romanceando a realidade vivida entre 1930 e 1946 em Natal, no Rio Grande do Norte, pincelando com maior destaque o movimento de 1930, o levante comunista de 1935, o Estado Novo, entre outros marcos da História. Para quem gosta de conhecer o passado de sua terra, é uma ótima leitura. E mesmo para os mais desinteressados, acredito que essas páginas por si só causam verdadeira paixão pelos becos e cotidianos do bairro das Rocas da época e pelas fugas para o rio Potengi. Por sinal, é de uma bela descrição desse rio que vem o título do livro.
     Com o subtítulo "romance e história", não poderiam faltar narrações de casos amorosos, desde os mais ordinários aos extremamente prazerosos...
Trata-se de um olhar minucioso de mais um mestre das letras explorando o que o povo tem de mais célebre...seu dia-a-dia, entrelaçado com os rumos da sociedade que luta por seus ideais, quem sabe, por seus direitos.

Ramiro Teixeira.

Um comentário: