sexta-feira, 17 de julho de 2009

"E assemelhou-se ainda..."

     (...)Cristo 'plantou' algo bom, que se faz resoluto diante das dificuldades, e, até mesmo, falta de bondade, que parece nessa data, véspera de Natal, dar lugar para o amor ficar.
     O Verbo que se encarnou, destronando-se de sua realeza e majestade para igualar-se aos seus eleitos e prová-los o amor do Pai, fazendo-os experimentar a melhor parte.
     O Homem que confundiu toda natureza humana assemelhando-se a ela e confrontando-a consigo mesma. No lado mais medroso, a coragem; na face mais fraca, a fortaleza; no passo mais inconstante, a segurança; no corpo mais doentio, o vigor; no consciente mais mentiroso, a sabedoria.
    O que revelou ao mundo a verdade "mais dura de acreditar", como disseram seus discípulos no seu discurso sobre o Pão da vida(Bíblia, livro do apóstolo João, capítulo 6), a simplicidade e a humildade, o que hoje ainda é tão difícil de compreender.(...)
      Quantos e quantos falam de Cristo de forma bastante eloquente?(...)
     Descrevem aquilo que faz parte do convívio social, são os traços de Jesus em "o bom samaritano". Falta-nos um propósito, uma verdade atestada, como: "sois carta viva escrita pelo dedo de Deus"(no momento não me recordo da localização biblíca).
     O mundo corrompeu-se de tal modo que muito já é normal, de tanto ser comum(visto que comum e normal diferem).
     As primeiras orações dos apóstolos, nas catacumbas, após o Cenáculo,(...), apesar das Escrituras nos dizerem: "não vos conformeis com este mundo"(acho que cartas aos Romanos, capítulo 9), parece inevitável. Aquela fé de Noé foi perdendo espaço para a auto-suficiência ao provar aquilo que eu posso ou mesmo por não ter mais importância.
     (...)Mas, acredito que os fatos acontecem como fases na vida, tudo serve de aprendizado.
     O povo hebreu quando saiu do cativeiro egípcio poderia ter atravessado o deserto em quarenta dias apenas,porém, o fez em quarenta anos. Ora, Deus o mandara dar a volta no deserto...falta-nos a paciência de Jó, acompanhante da fé em Deus, sobressai ao abandonar-se à auto-suficiência, é o espinho na carne!
     E as irmãs de Lázaro, que caíram em desespero pela ausência de Jesus...?"Fé é o fundamento da esperança, é a certeza a respeito do que não se vê"(livro aos Hebreus, não lembro o capítulo), eita assuntozinho difícil para nós! Apresente-se, pois ,quem tem fé, por favor!
     Como cantava o saudoso Pe. Léo, da Comunidade Betânia, "é cada vez mais difícil a caminhada"!

Ramiro Teixeira, 24/12/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário