segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Dialética..."

     Segundo as explicações do dicionário, dialética pode ser uma argumentação dialogal ou mesmo um processo no qual utiliza-se da razão e da prudência para se obter entendimento e compreensão nas conclusões e deduções sobre determinados assuntos.
    No campo filosófico, de acordo com as tradições de alguns pensadores, como Platão, Kant, Hegel, Marx e outros, as discussões giram em torno de uma análise de ideias opostas para se chegar a uma conclusão, ou seja, a defesa de uma tese em contraponto com sua oposição no objetivo de uma síntese conceitual.
      "Trocando em miúdos": vivemos em constante exercício dialético.
     Somos a todo instante bombardeados de novos conceitos e teses no dia-a-dia, recebemos informações de todos os tipos variados possíveis sobre os mais diversos temas, do mais simplório ao mais complexo, sempre passando pelos mais medíocres. Seja uma preferência musical, literária, jornalistíca, midiática; o melhor caminho, mais curto ou não, para se chegar ao trabalho; ou uma opção profissional a qual ditará seu passos pelos próximos(ou longos) anos de sua vida.
    As ideias estão, dessa forma, em movimento, como que "flutuando sobre nossas cabeças", num contínuo construir de proposições(por vezes encaradas como irrefutáveis).
    Tais afirmativas vão se agregando ao nosso vocabulário cotidianamente, e, sem perceber, vamos, pouco a pouco, traçando os pontos convergentes mais plausíveis e convenientes no plano pelo qual valoramos a tudo e a todos. No entanto, essa "perfeição" traçada por nós mesmos sofre imponderações, nem sempre superficiais, e, em seguida, somos surpreendidos com uma segunda opinião tão irredutível quanto a primeira, e apresenta-se, então, um novo estado dialético(novo caminho a se aventurar).
     A formação do ser humano é feita assim: aprendizado constante, construção de valores refletidos na sociedade e lapidação pelas relativizações as quais somos impelidos a continuamente nos render.

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário