quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Aprender..."

     No curso da nossa vida passamos por um processo social, embora muito particular na maneira de cada indivíduo encará-lo, pelo qual descobrimos a cada dia os valores de tudo que nos rodeia e através do qual expandimos nossos próprios conhecimentos adquiridos neste sistema. Essa metodologia se utiliza com extrema propriedade da funcionalidade do "aprender" humano, da dependência do homem no decurso constante do novo.
     Dessa forma, diariamente vai se construindo a sociedade na qual vivemos, numa dialética entre o homem e a sociabilização. Os conceitos, as categorias, os pressupostos, assim como os paradigmas, ora são confirmados, ora são refutados, à medida na qual a capacidade intelectual absorve e descobre aperfeiçoamentos sobre a vida e seus advérbios. Nessa organização(para muitos pode parecer um tanto quanto independente) a acumulação do saber é relevante, para isso o desempenho de cada um deve no, "aprender", ser encarado com afinco, seja aluno primário, fundamental, médio, universitário, pós-graduado ou mesmo os contempladores de atividade não escolar formal, mas da simplicidade do aprendizado do conhecimento ordinário.
     Importante também é a figura do professor, formal ou não, capaz de despertar no ouvinte o impulso do desdobrar-se em novidades e superação.
      No entanto, por vezes, a formalidade encobre a sutileza e a beleza do ensinar cotidiano. Ainda assim, não pode subtrair nem reduzir os efeitos morais da maestria pedagógica(os sabores da educação!).
   Antecipadamente, um belo reconhecimento a todos as formalidades e não-formalidades do agir professoral.

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário