sábado, 1 de agosto de 2009

"Porquê..."

"...a arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê"(Hebert Viana)

     Ao menos a Bíblia traz, no livro aos Hebreus, uma explicação sobre fé: "é o fundamento da esperança, a certeza a respeito do que não se vê."
     Depositar em algo sua confiança de que dará certo esse ou aquele objetivo. Com isso em mente, preparar caminhos para alcançá-lo. Ora, considerando o Brasil um país de maioria populacional cristã, atribui-se essa confiança a Deus, embora, sejam vários desses exemplos forjados em histórias não experimentadas nem vividas de fato por aqueles que as atestam. Tornam-se comum também o abandono dessa crença cristã verdadeira e a adaptação a outros meios de sucesso, por assim dizer. As escrituras nos alertam para isso.
     A apostasia, abandono da fé, vem como divisor entre os cristãos. Ela aponta a imaturidade dos que abraçam tais ensinamentos e não conseguem ter certa constância ou têmpera em seu caminhar, desfalecendo justamente onde precisam recobrar-se, "na fraqueza(...é que sou forte").
     Ao visitar a Grécia e ver vários monumentos com inscrições do tipo "a um deus desconhecido", Paulo de Tarso viu a nessecidade de apresentar, assim como é, Aquele no qual depositava sua fé. Os gregos, extremamente sábios, louvavam algo que lhes era estranho. Adoravam vários deuses.
     Hoje perceber-se, (por que não dizer?), certa semelhança com os antigos. Nos encontramos cada vez mais na descrença salvífica divina, onde as coisas boas são frutos de pura sorte ou ainda de outros meios de leitura previsiva...e as tragédias são culpa de Deus. Esquece-se, pois, o discurso de Jesus no Sermão da Montanha e quando falou das preocupações exageradas quanto ao dia de amanhã(Mateus, capítulo 5 ao capítulo 7)...queria ao certo confirmar as promessas do Pai com seu povo, todos nós. Dessa vez, sendo o próprio Cristo o motivo de sabermos em quem ter fé, fundamentando com sua vida na forma humana e com sua esperança na forma espiritual e divina.

"Não sereis como as ondas... agitadas pelo vento, vão de um lugar para outro." (Pedro apóstolo)

Ramiro Teixeira.

2 comentários:

  1. porque?uma boa pergunta,mas se não em que temos fé,pra que termos,como foi citado fé é o fundamento da esperança,a respeito daquilo que não se vê,é necessário termos uma crença sobrenatural para lidarmos com as dificuldades que encontramos nos caminhos da vida,fé talves seja algo inesplicavél,mas com certeza é algo que move nossos sentimentos em relação aos nossos desejos e sonhos,claro que facilmente se confunde fé com acreditar,principalmente naquilo em que desejas,acreditamos porque queremos,e porque não crêr naquilo que não queremos,confiar e aceitar algo que nem sabe o porque,apenas tem fé que é algo verdadeiro para você,é pode até ser loucura mas ter fé está muito além de dizer tenho fé,pois muitos dizem,mas poucos conseguem segurar o sofrimento em nome de sua fé.

    ResponderExcluir
  2. A grande questão é: porque sofrer por causa dessa fé? Se relacionarmos as escrituras, não devemos sofrer pela fé, e sim pelo amor e a constante transformação que a sua fé vai submetê-lo. O sofrimento que as pessoas passam é fruto de suas próprias contradições, pois não sabem no que dizem crer, acreditam cegamente em algo que nem conhecem. A fé deve estar fundamentada em algo (como a palavra de Deus, ou o amor) porque se não ela será um simples acreditar e como diz a biblía, acreditar não move montanhas, o maximo que o homem consegue "acreditando" é ser frustrado, contrariado e aí "afastar-se" de algo pelo qual nunca foi próximo.

    ResponderExcluir