quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Hoje..."

    Por vezes me estala a consciência às realidades e percebo o quanto de diversidade há em nossas ideias, seja lá a que estejam relacionadas, se ao planejamento direcionado a um longo prazo ou se a objetivos para serem alcançados em em único dia prestes a nascer. Ainda que com apenas essas duas variáveis escolhidas aqui, nos é apresentada uma gama de possibilidades tanto para a idealização como para a realização dos nossos empreendimentos. E aqui cabe uma boa ponderação quanto ao que traçamos como meta e como meios para chegar a um dado ponto referencial, pois ao longo dos nossos passos pode nos ser proposto um novo traçado de vida (devida).
     Ora, dependendo da esfera ou da parcela da sociedade onde vive o indivíduo em seu grupo ou na qual ele mantem suas relações com as pessoas, os referenciais e os meios para alcançá-los mudam, os projetos que arquiteta em sua mente podem seguir as possíveis influências daquilo que o rodeia, e, assim, ilustrar um dia com outros tipos de combinações entre as mesmas cores utilizadas talvez por outro personagem. Portanto, o dia anterior e o dia que se espera são forjados a partir de expectativas criadas por um conjunto de variáveis que acompanham o ser humano. 
    Porém, todas essas especulações podem cair por terra quando de fato chegam no dia de hoje. É somente neste que decisões podem ser de fato tomadas e postas em execução, concretizadas ou não, e ainda serem reavaliadas e sofrerem adaptações. Seria, com isso, talvez, um ato falho atender o hoje no dia que o antecedeu ou no dia que poderá ser seu sucessor. Variáveis de dia, variáveis de contexto, variáveis de pensamentos e de pessoas.
      Mesmo com a ciência de todas as possibilidades de agir, o ser humano surpreende em soprar as mesmss acordes, mas em sequências diferentes.

"Hoje a vida aconteceu em mim, o sol sorriu e me abraçou, me deu um abraço de calor, vejo uma vontade de viver e descobrir que a vida é todo dia assim"; "O grande segredo da vida é viver o dia" - frases de um poeta eclesiástico que não se toma por importante a ponto de cobrar sua menção autoral nessas frases em aspas.

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário