segunda-feira, 27 de junho de 2011

"ensinamentos de (uma) avó..."

    Texto muito bem pautado extraído do blog do Melqui Fernandes em conversa com sua avó, numa dessas horas nas quais a gente aprende com os mais experimentados a ser mais ouvinte:

Maria, Maria...


    "Estávamos eu e minha avó sentados na calçada, numa dessas conversas despretensiosas, em que mal se percebe uma escola. Falávamos sobre banalidades, coisas do cotidiano, conteúdo vago, desses que escorrem pela boca, frouxamente, como água que segue talhando na pedra da alma o mais fino trato moral.
    Eis que na altura em que debatíamos algo, que os fatos subsequentes justificam meu esquecimento, corrigi-lhe palavra, frase ou expressão. Retrucou de pronto a Maria de nome, com certo deboche caprichoso que faltava as humildes marias do tempo de Jesus. Dirigiu-se a mim de modo quase instantâneo, como se o verbo apenas repousasse no palato esperando a justa oportunidade de ser lançado pela boca: 'Falo errado porque falo com você, se falasse com alguém mais importante falaria certo'.
    Emudeci. O silêncio indicava que nossa conversa ou lição moral havia terminado. E como quem o percebe mais que eu, Maria levanta da cadeira sem demonstrar nenhum ressentimento. Mas pelo contrário, num gesto que misturava altivez e misericórdia ela pergunta, finalizando seu triunfo sobre mim, herege da sabedoria popular: 'Quer um café'?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário