quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Herói (nacional)..."

Herói nacional. Quem?
       Relembrando um pouco da história brasileira, ainda no período colonial, no qual tivemos várias revoluções e outras tentativas entre as quais a Inconfidência Mineira, em 1789, no período do ciclo do ouro, onde hoje é o território de Minas Gerais. Portugal, então metrópole, impunha abusivas leis e regras sobre a colônia brasileira, medidas desencadeadoras de sentimentos de opressão em muitos brasileiros.
      Ora, o resultado mais conhecido desse levante no país ficou a cargo da morte do Tiradentes, figura notadamente popular quando o Brasil em 1889, cem anos depois da Inconfidência, proclamou sua "independência" e precisava instaurar retratos nacionais para a população, simbolizou-se, assim, o esboço de Joaquim José da Silva Xavier, esquartejado e tendo suas partes físicas distribuídas pelas ruas, um homem de origem humilde lutara pelas causas nacionais e morrera defendendo o país, um herói brasileiro. Projeto para consolidar uma identidade do povo no Brasil.
        Como as autoridades são eficientes quando querem...
       Hoje comemora-se tal data e não se vê muita empolgação na nação, afinal de contas isso tudo já passou, o objetivo já foi alcançado, pouco é divulgado sobre a História do Brasil. Seguimos assim, conhecendo apenas aquilo interessante para quem detem poder o político no país.
        É mais um feriado...
       Ah, amanhã, dia 22 de abril, comemora-se o "descobrimento do Brasil"!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário