segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"Dia do teólogo..."

      A Teologia se propõem a nos ajudar na compreensão de Deus. E dependendo do grau de seriedade com que se encara tal estudo, chega-se a conclusões que por muitas vezes parecem contrariar tudo aquilo aprendido. Tive a oportunidade de compor uma turma de estudantes de Teologia Católica, no ITEPAN(Instituto de Teologia Pastoral de Natal)e por curtíssimos e valorosos dois anos presenciei calorosas discussões. Não foram poucas as vezes(diria até que de todas as aulas) que sai da sala com algo diferente e empolgante sobre Deus. Essa Ciência se utiliza das "revelações" feitas por Deus ao longo da história para mediá-Lo com a humanidade.
      No entanto, mais importante que conhecer a visão de uma doutrina em torno de seu criador, é saber que Deus jamais subjuga alheios.
    Ora, certa vez perguntaram a Jesus quem era o próximo, prontamente contou-lhe a parábola do "bom samaritano" e disse que "o próximo é aquele de quem eu me aproximo". Eficácia!
Eu diria que se torna impossível não se aproximar de alguém! É como disse um palestrante teólogo(reservo-me a não citar seu nome), ele trocaria todo seu estudo no qual aprendeu sobre misericórdia divina pelo que sua mãe demonstrava em seu dia-a-dia: que o céu se faz na vida de cada um, basta que tenha "próximos" para apontar-lhe...a cada dia tenho mais provas e certeza desse fato.
     À parte os paradoxos religiosos, é a essência de religar o divino e o humano, o humano e o humano que precisa sobressaltar as relações cotidianas.

   Aos "teólogos informais" do dia-a-dia..."quem no pouco se encontrou, aprendeu multiplicar, descobriu o dom de eternizar"(Contrários, Pe. Fábio de Melo)...belo trabalho!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário