terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Muros de Berlim..."

     Há 20 anos caía o "Muro de Berlim", 09/11/1989, e supostamente a barreira mais gritante do século XX, divisor dos ideais políticos, econômicos, culturais e sociais. A disputa entre o capitalismo e o socialismo pelo controle mundial, cada um pregando sua ordem como a salvacionista.
    Imagino como as pessoas agiram ao se depararem com a "estrada livre". E mais, com a liberdade de exprimir o que lhes tocava, tudo aquilo que há muito estava guardado, não apenas pelo concreto, mas, pela nuvem autoritária sobre suas cabeças impondo-lhes o regime que deveriam seguir; a oportunidade de reencontrar aqueles que fizeram parte de suas vidas, a satisfação de algo novo. No entanto, não é em política propriamente dita que quero falar.
     Como canta Belchior: "quero uma balada nova..." e como é gratificante ver os muros caindo, os regimes suplantados, ideologias surgindo. Tudo isso torna o indivíduo sentir em si mesmo que deve mudar, e essa mudança traz benefícios, traz alívio, traz expectativas.
     A história "é feita" de conquistas, e quantos homens lutaram pelos direitos que temos hoje, acreditaram em seus ideais comuns com os de outros, sem gozar de hegemonia, porque não existe algo perfeito para todos, e se houvesse, começaria pelo respeito mútuo, base de qualquer relação...quem dera fôssemos claros o bastante para compreender que não precisa-se de imposição para viver longe de ameaças. E como nem tudo é completo ou exato, começaria indicando as letras de um tal Belchior!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário