sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Trilogia..."

     É, essa semana foi cheia de datas interessantes: 07/09, Independência do Brasil; 09/09, coincidências numerológicas, e 11/09, aniversário do ataque às torres gêmeas nos EUA.
     E quanta repercussão teve essa última, não desmerecendo, é claro, as outras. Eu tinha 17 anos e estudava o 3º ano do ensino médio, e lembro-me bem de como recebi a notícia...Isaac, um amigo que perdura até hoje:

"rapaz, os caras sequestraram uns aviões e derrubaram umas torres nos EUA..."

     Desencadeava-se ainda mais o caos no mundo. Terror, destruição, morte, pânico...especulações, insegurança...inseguranças...cuidados, segurança, fortificações, militarismo, força-tarefa.
      Longe de mim apontar vítimas e culpados disso ou daquilo. Mas, até onde nos leva ou levará o desejo de mostrar o poderio(bélico)? E tudo isso com a intenção de se defender. A melhor defesa é o ataque, sei lá...depende de como atacar. Decerto, para "eles, os bélicos", os fins justificam os meios(ô, Maquiavel!).
     Em meio às tantas consequências que sofrem os vitimados, penso que a primeira é o desrespeito, pois não se leva em conta o que a pessoa construiu ao longo de sua vida, o que tem por valor, por objetivo, por esperança...e tira-se seu "chão" para mostrar-se superior. No mínimo mesquinho.
     Aos tantos ataques que sofremos em nossas estruturas e aos que também nós fazemos.
    Bem que poderíamos canalizar este poderio para fazer algo construtivo, literalmente!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário