terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Detalhamentos e Ponderação..."

     Habituados a ser "engolidos" pelo que nos é apresentado rotineiramente, nem sempre despertamos para o entendimento adequado dos fatos aos nossos contextos, sejam casuais ou causais, pois para melhor aproveitamento das notícias, das soluções propostas, das argumentações, das conclusões, e de tudo mais que abarque a série de respostas para as conflitantes instruções diárias, é preciso um olhar atento sobre as minuciosidades do todo.
     Para atingir o objetivo(não proposto pela força ideológica) da vida comunal, da vida sociável em partilha com os indíviduos, geralmente julgados pelas aparências de suas atividades culturais, sociais, políticas, ou mesmo sem pretexto significativo, não podemos nos prender a meros estereótipos. Ora, os valores morais das pessoas não são rigorosamente iguais, umas adotam certos discursos de verdade, outras os desconhecem e recriam suas próprias habilitações no convívio entre seus pares. No entanto, na análise total dos fatos, todos apresentamos uma semelhante estrutura de vida(a de sobrevivência!).
    É necessários, pois, pormenorizar as ações, as situações de cada povo, atribuindo-lhes caráter não diferente, mas, próprio, particular, essas diversidades não devem ter juízo de valor, mas de agregação. O respeito com o qual merecem ser tratadas não têm mérito pejorativo, e sim, construtivos de sua peculiaridade.
    Assim, é louvável valorizar o conhecimento dos detalhes disfarçados na correria do dia-a-dia. Atingimos um grau tão elevado de instantaneidade, a ponto de não mais nos ater em discussões epistemológicas(quem trata disso é taxado das mais inúmeras maneiras de se nomear um "faz-nada"!). É uma corrida a todo momento pelo resultado final, que já nem nos damos conta de viver as etapas orientadoras para as finalidades humanas. Além disso, o conhecimento humano e sua natureza perdem espaços para as máquinas.
     Seguindo a ideia de vários provérbios, exortações, ensinamentos, onde o todo aparece como conjunção de infinitas partes, apreende-se a modalizar a importância de cada particularidade na construção de alguma coisa, seja ela um texto, um livro, uma música, um relacionamento amoroso, amigável, uma sociedade etc. O detalhamento, a arte de serem perceptíveis e de percebermos os detalhes contribuem significativamente para a lógica da criação(se é plausível falar disso!).
     Pela consideração de que tudo devidamente tratado na vida é um risco, apostaria na dinâmica entre ponderação e detalhes!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário