segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"...tijolo com tijolo..."

"...tijolo com tijolo num desenho mágico e lógico..."

      Mais uma das frases escritas pelo poeta Chico Buarque de Holanda, extraída da letra "Construção", na qual retrata a visão sobre o cotidiano de um trabalhador simples ao buscar ter o que somente sua própria imaginação lhe concebe numa mistura de ficção e realidade, percepção e distância.
    Quantos de nós não saem pela manhã com infinitos planos e verbos detalhados na música, talhados de desejo, sonho e paixão? Ora, um dos grandes movedores da construção diária é o impulso fomentado pelo movimento dos ânimos guiados pela necessidade de fazer algo "como se fosse a última" chance de fazê-lo. Isso causa um verdadeiro alvoroço dentro daqueles impelidos por essas paixões.
      E onde estaria a graça da vida senão na surpresa causada por cada valor incorporado no nosso dia-a-dia? Os valores adquiridos no cotidiano são o alicerce e as paredes da nossa personalidade, e como um bom construtor, jamais poderá se ter em conta apenas a mágica da vida, mas sobretudo, a relação de solidez traçada pelo "eu" e pela sociedade.
       Pois, para que o tijolo dê forma a uma casa, é preciso que ele se consolide com os outros tijolos ao seu lado, e é imprescindível o papel do cimento. Dessa maneira, pode-se falar em poesia, em mágica, em representações, no entanto, é preciso considerar, e muito, as construções com as quais cada indivíduo contribui para o fazer social.

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário