quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

"O tempo da colheita"...

      Supostamente é amanhã, dia 25, o "aniversário" de Jesus. No entanto, as comemorações começam desde hoje, na véspera. Decerto muitos comemoram apenas mais um feriado, ainda mais esse, numa sexta-feira, feriadão! Não, não é lição de moral, como já vi em alguns orkut's e frases de msn no início desta madrugada ou em outras oportunidades ao longo desses meus 25 anos. Mas, sobre o clima que paira sobre nós nesta época natalina, que venho percebendo intensamente desde o começo da semana. É inegável que por estes tempos as pessoas se digam mais abertas a outras, e eu sempre me perguntei o motivo disso.
      Me deparo, então, com a história do casal(Maria e José) que dera à luz o Cristo(longe das discussões se foi precisamente nesta data ou mesmo sobre a paternidade e maternidade, a cronologia e a origem terrena não são maiores que o fato!).
      Trata-se do nascimento de um menino que mudou o curso da humanidade, não sem motivos, marcou uma divisória dos tempos, revolucionou a maneira de encarar o cotidiano, o alheio.
     Quanto mais se busca ter, poder, provar, demonstrar...maior é o choque quando chega o momento no qual temos a certeza de que o simples se sobrepõe a tudo isso. Acho que assim se explica o montante em roupas e alimentos arrecadados em campanhas natalinas, se é um período em que tanto se menciona Jesus e, consequentemente, sua maneira despojada. Para os cristãos, é fonte de recomeço.
       Ao longo de "sua narrativa", é o que mais está presente em seus atos: o dom de eternizar o humano, de promover uma oportunidade. E se é disso o que mais se precisa, sem perceber as pessoas buscam ouvir e fazer o que lhes complementa, o bem. Embora tudo se perca novamente em meio às correrias.
Quem dera a comemoração não parasse no dia 26, e aquilo que escandalizou, às avessas, outrora, pudesse outra vez eclodir.

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário