quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Homem e ciência..."

      Entre as ramificações das correntes teóricas e científicas que tentam de alguma maneira promover o diálogo entre os mais diferentes tipos de organizações sociais, as sociedades, e seus indivíduos, encontramos uma ciência relativamente nova em sua institucionalização (burocratizada burocraticamente falando), a Sociologia, compondo as Ciências Sociais, respectivamente, as Ciências Humanas, e dentro da Sociologia nos valemos dos conhecimentos produzidos pela Sociologia da Educação.
         Não diferente de outros ramos de estudos da Sociologia, esta, no campo educacional, busca uma leitura dos fenômenos sociológicos, antropológicos e políticos, que percorrem as relações dos homens e mulheres entre si no seio da sociedade. No entanto, sua análise está acentuada nas implicações fomentadas a partir desses planos de ligações sociais dentro da educação como prática de caminhos para o conhecimento do ser social  como um todo, ou seja, sua "preocupação" não está apenas no espaço da escola enquanto instituição de ensino formal, mas sobretudo se dá em todos os espaços cabíveis para o aprendizado (sendo reduntante dizer "aprendizado humano").
         A Sociologia da Educação traça a partir dos grupamentos humanos as possibilidades de apresentar ao homem (enquanto individualidades distintas), com históricos culturais particulares, e portanto únicos, suas próprias práticas vitais e reanimá-las correlacionando-as com os "novos" aprendizados dentro dos espaços utilizados para o desenvolvimento humano, enquanto sujeito dotado para agir, desencadeador de outros processos.

Ramiro Teixeira.

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