sábado, 19 de março de 2011

"São José cultural...!"

     "São" tem pelo menos duas utilizações. Uma é como verbo de ligação entre um sujeito e um predicado, como por exemplo "as orações são eficazes". A outra é para abreviar a palavra santo, como "hoje é dia de São José!", de fato.
Bem, o dia de São José, na tradição católica, é celebrado hoje, 19/03, e como tal é marco determinante de um período de fartura(ou não!). É um dos santos com mais popularidade no catolicismo. Pudera, é proclamado como padroeiro das famílias, pela fidelidade à Maria, mãe de Jesus; padroeiro dos trabalhadores, por ter ensinado seu ofício de carpinteiro ao Filho de Deus; protetor da Igreja Católica Romana, por ter protegido Maria e o Cristo do rei Herodes, no recenseamento.
      Para muitos, quando chove no dia 19 de Março, é sinal de uma boa colheita no período de São João e São Pedro. Por isso é um dia mais que esperado no tocante às expectativas das famílias trabalhadoras no campo, de onde tiram seu sustento.
     Por mais que alguns por aí liguem o fato de chover quase que regularmente nesse dia a dados da Astronomia, da posição da Terra em relação ao Sol, a equinócios e solstícios(explicações técnicas, nem menos nem mais válidas!), é a força adquirida pela fé religiosa desse povo que marca a celebração e esperança no dia 19.
     É a festa cultural construída dentro de moldes de uma sociedade totalmente dependente do tempo, da estação e da época, para alimentarem seu futuro. Contudo, essa abordagem estritamente cultural não pode limitar as ações dos indivíduos nem fazê-los impotentes quanto à reconstrução do seu cotidiano, mesmo por que ele também é considerado exemplo de perseverança.

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário