domingo, 9 de janeiro de 2011

"Maestria..."

     Sem esquecer da beleza das outras artes intinerantes a nos surpreenderem ao longo do caminho, tenho, como tantos outros, um grande apreço pela música, pela musicalidade. Desde a composição da letra(que não é algo tão naturalmente realizado), passando pela disposição dos acordes, até a combinação entre letra e melodia. Temos, então, uma das maneiras mais eficazes de se propagar uma ideia. Ora, todo tipo de propaganda se utiliza de música para anunciar. Mas, partindo para a prática musical orquestrada, temos a figura do maestro como responsável pela harmoniosa apresentação artística. O mestre coordenador das singularidades a constituir a pluralidade melódica.
     Músicos apurados que dominam sua arte individual, o som contagiante de sua especialidade. Todos a comporem a harmonia de uma orquestra sinfônica ou mesmo grupos menores(em quantidade) como a música de câmara, quartetos ou quintetos. No entanto, é indispensável a presença do regente. Conhecer todos os sons realizados pelos seus músicos, ditar o tempo correto para cada um executar sua tarefa, e ainda configurá-los a ponto de se apresentarem coesos, imprimindo dinamismo, andamento e desenvolvimento às partituras, aos violões, violinos, trompetes, trombones, flautas, saxofones e tantos outros. O resultado dessa regência, aos que tiverem oportunidade de apreciar uma orquestra, é admirável e deslumbrante.
     Comparo a orquestra com o nosso cotidiano, cada parte nos apresentada(as situações!) tem sua sonoridade, seu timbre, e ressoa por vezes com  afinação, outras nem tanto. Umas são impactantes e ensurdecedoras, outras discretas, quase imperceptíveis, mas todas com sua particularidade de ensinamentos, dependendo da maestria de cada pessoa para obter o melhor ofertado pelas disposições. Tarefa que exige esforço e recomeços a todo instante. E, se bem regida, nos proporciona um dos mais confortantes sons: a poesia da vida, a inspiração do belo, das ideias!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário