segunda-feira, 15 de março de 2010

"Dia da escola..."

     A história humana perpassa pela atividade do aprendizado, ou seja, teoricamente ou mesmo na prática, o ser humano foi adquirindo conhecimento acerca de algo(seja esse algo do mais simplório ou do mais complexo!). De maneira a estarmos fadados a aprender "coisas"...e as convenções sociais instituíram a Escola, "fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo...o sentido de importância da comunidade".
     Eu me lembro, não perfeitamente, da minha iniciação escolar (como instituição), e a primeira ideia a qual me remeto é aos Estudos Sociais, então matéria(disciplina) introdutória...o contato com as regras sociais às quais somos submetidos: respeito, organização, símbolos, hierarquias etc, logicamente naquele tempo, 1991/1992, não eram essas mesmas palavras usadas. Até por que se assim fossem, nós, pelo menos eu, não assimilaríamos muito bem, ao menos na porcentagem com a qual o foi feito.
      Aquilo tudo me fascinava, um universo sendo planificado bem ali à minha frente, e traria consequências singulares. Conjugaria o meu viver acadêmico com o olhar atencioso sobre a vida social. Destacaria este mesmo blog, onde me dedico com algumas reflexões; um curso de iniciação em Teologia; e, sobretudo, não por acaso, o ingresso na graduação em Ciências Sociais.
       E é justamente nos corredores e nas salas desta nova escola(de 3º grau, de nível superior, ou seja lá quantos nomes mais lhe dêem) onde aumenta o meu respeito por esses institutos educacionais, contudo, consciente de que não se limitam por suas paredes, mas se tornam extensos também por meio dos seus alunos, "título" do qual não quero abrir mão.

     Aos muitos professores e colegas alunos...sucesso ao mundo escolar!

Ramiro Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário